Com mais de 10 anos de experiência em Direito Trabalhista

Advogado Trabalhista Empregada Doméstica em Belo Horizonte

Empregada Domestica

SAIBA QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS AO CONTRATAR UMA EMPREGADA DOMÉSTICA

Segundo o Advogado Trabalhista em Belo Horizonte Dr. Izaias Alves Nonato,  após o ano de 2015 muita coisa mudou, inclusive com a aprovação da Lei Complementar, que regulamentou a Emenda Constitucional. Ela nasceu para fazer obedecer aos direitos e deveres do patrão e da empregada doméstica, mas também de ampliar as garantias da categoria. É de extrema importância conhecer os direitos e deveres de ambos os lados. Dessa forma, será possível evitar processos trabalhistas e prejuízos.

Nós sabemos que você, patrão, está um pouco perdido depois que essas novas regras foram aplicadas. Manter uma empregada doméstica em casa, registrá-la em carteira e cumprir com todas as obrigações trabalhistas tornou-se mais caro.

Até agora você só ouviu falar sobre os direitos da empregada doméstica e do seu dever como patrão, não é? É comum que você tenha várias dúvidas acerca do que pode ou deve ser feito nessa relação trabalhista. Se for o seu caso, então, eu vou te ajudar a sanar com as suas dúvidas! Te apresentarei um conteúdo onde falo sobre os deveres e direitos do patrão e da empregada doméstica.

O que você vai ver neste artigo:

  1. Quem é o patrão e a empregada doméstica?
  2. Direitos e deveres do patrão e da empregada doméstica;
  3. Patrão, cuidado com as exceções acerca da empregada doméstica;
  4. Quanto ao vale-transporte da empregada doméstica;
  5. Em caso de demissão da empregada doméstica;
  6. Quais são os motivos considerados para demissão por justa causa?
  7. Patrão e empregada doméstica devem manter uma boa relação no trabalho.

QUEM É O PATRÃO E A EMPREGADA DOMÉSTICA?

patrão, ou empregador doméstico, é a pessoa física ou a família que contrata um empregado doméstico. Lembrando que é considerado empregado doméstico aquele que presta serviços de natureza sucessiva e não lucrativa a outra. Esse serviço pode ser na residência de qualquer outra pessoa ou família.

Ou seja, a empregada doméstica pode ser a cozinheira, a faxineira, a babá, a lavadeira, a governanta, etc. Mas pode ser também um homem, como o motorista, o mordomo, o jardineiro, o porteiro, o zelador, entre outros.

Importante lembrar também que diarista não é empregada. A diarista presta serviços eventuais para atender as necessidades diárias da residência da pessoa. Esses serviços acontecem uma ou duas vezes por semana.

Patrão e empregado possuem direitos e deveres que devem ser respeitados para existir um bom relacionamento profissional. O patrão possui muitas obrigações em relação à empregada doméstica, sabemos. Pagamentos, entrega de recibos e documentos relacionados ao trabalho doméstico precisam estar em dia. Dessa forma, você, patrão, evita sofrer uma ação trabalhista e não prejudicará o seu empregado ou empregada. Aqui vale o ditado “melhor prevenir do que remediar”, ok?

Do mesmo modo, a empregada doméstica tem deveres. Quando contratada, a empregada doméstica deve lhe entregar a carteira de trabalho no primeiro dia do novo emprego. Você fará o registro do cargo em até 48 horas e devolverá a carteira à sua dona. Não ultrapasse esse tempo, pois você pode pagar uma multa. Na carteira, será registrado o salário, a data de admissão, o Código Brasileiro Ocupacional e as funções a serem exercidas. Atente-se às funções estabelecidas à sua empregada doméstica. Descreva exatamente todas as suas responsabilidades para evitar possíveis acusações de desvio de função. Além disso, você, como patrão, deve registrar o endereço, o CPF e o nome.

O empregado ou empregada deve fazer o trabalho para o qual foi contratada e seu horário precisa ser cumprido. Caso precise chegar atrasada ou tenha que sair mais cedo, por conta de uma eventualidade, ela deve avisar com antecedência. O patrão poderá descontar ou compensar o atraso. Se a empregada precisar faltar, é necessário avisar com antecedência também. Apresentar atestado médico ou justificativa para a ausência é indispensável. Porém, se não for uma falta legal ou abonada, o empregador poderá descontar ou compensar aquela falta.

 

PATRÃO, CUIDADO COM AS EXCEÇÕES ACERCA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Para evitar aborrecimentos, é importante que você, patrão, cumpra as regras. Não faça acordo boca a boca com sua empregada doméstica, pois o que vale é o que a lei diz. Infelizmente não dá para confiar, mesmo que sua relação com a emprega doméstica seja de muita confiança. Quanto à jornada de trabalho, há três padrões diferentes: oito horas diárias e 44 horas semanais, com um limite de quatro horas extras por semana; turnos de 12 horas diárias, seguidos por 36 horas de descanso; trabalho em regime parcial de até 25 horas por semana, com no máximo uma hora extra por dia, e 6 horas de trabalho diário.

De acordo com a lei, é obrigação do patrão realizar o controle de ponto do trabalhador. Mas cabe à empregada doméstica registrar o horário de entrada, intervalo e saída. Ela precisa assinar a folha de ponto no fim de cada mês e todos os recibos de pagamento. Deixe tudo registrado e assinado por ambos para evitar dor de cabeça.

 

QUANTO AO VALE-TRANSPORTE DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Também é direito do patrão descontar o equivalente a 6% relativos ao vale-transporte da empregada. Ela deve preencher um requerimento, informando ao patrão a quantidade e o valor de passagens necessárias para seu deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para a casa. A empregada não pode esquecer de informar o seu endereço e atualizá-lo sempre que necessário.

Se a empregada quiser, também pode recusar o benefício do vale-transporte. Mas para isso, deve assinar uma declaração rejeitando o benefício e justificando o motivo.

EM CASO DE DEMISSÃO DA EMPREGADA DOMÉSTICA

É direito do patrão que o empregado ou empregada avise a sua saída do emprego pelo menos com 30 dias de antecedência. Assim, você tem tempo de achar uma substituta para o cargo. Ou seja, logo no primeiro dia de trabalho, avise ao seu empregado sobre.

No caso de demissão, o patrão tem como opção escolher que a empregada doméstica cumpra ou não o aviso prévio. Caso o patrão escolha que a empregada doméstica cumpra o aviso prévio, mas ela não queira, o patrão poderá descontar o equivalente a um salário de sua rescisão, não esquecendo de deixar tudo registrado em recibo.

Se você, patrão, precisar demitir sua empregada sem justa causa, é preciso dar o aviso prévio de 30 dias. Será acrescentado três dias para cada ano trabalhado. O limite total de aviso prévio é de 90 dias.

Se não ocorrer o aviso prévio, é preciso pagar o salário equivalente ao período na rescisão do contrato.

 

QUAIS SÃO OS MOTIVOS CONSIDERADOS PARA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA?

  • Embriaguez habitual ou em serviço;
  • Indisciplina ou insubordinação da empregada;
  • Maus tratos a doentes, idosos, pessoas com deficiência e crianças sob cuidado direto ou indireto, podendo ter que responder criminalmente;
  • Praticar mau procedimento;
  • Condenação criminal do empregado, após conclusão do processo;
  • Preguiça no desempenho das funções;
  • Abandono de emprego (ausência injustificada por mais de 30 dias);
  • Praticar ato lesivo à honra ou à boa fama de qualquer pessoa, inclusive patrão ou família, durante o serviço;
  • Praticar jogos de azar.

 

PATRÃO E EMPREGADA DOMÉSTICA DEVEM MANTER UMA BOA RELAÇÃO NO TRABALHO

Cabe à empregada doméstica fazer o seu serviço com compromisso, dedicação, atenção e eficácia. Além de corresponder à confiança nela depositada, tratando sempre o patrão e familiares com respeito e educação, mantendo a privacidade destes sempre em sigilo.

Cabe ao patrão honrar com suas obrigações como empregador. Você deve fornecer o que seja necessário para o trabalho da empregada. Além disso, tenha respeito pela profissional e cumpra com seus deveres sem hesitar.